" BLU"
Óleo s/ tela
2016
“BLU”
Outras Informações: Este trabalho insere-se no conjunto que venho
trabalhando em pintura, retrato através de fotografia e ao natural, sobre a
mulher. Mulher-objecto, mulher-mãe, mulher-corpo, mulher-fluido, mulher-mar.
Descrição da Obra:
Este trabalho insere-se no tema que tenho vindo a tratar sobre a mulher em técnica de óleo sobre tela em tamanho de retrato.
O óleo é absolutamente único na forma de pintar. As minúsculas partículas da tinta vão sendo unidas aos poucos entre si através do óleo que se lhe acrescenta e de dia para dia a obra vai-se miscigenando, deixando-se secar ou não este ou aquele detalhe, até que toda a tinta que se pretende que ganhe volume, lhe confira tridimensionalidade no suporte bidimensional.
A paciência que se exige a quem pinta com óleo é fundamental para o resultado final.
O modelo que se pretende imitar, através de uma selecção feita com cuidado e atenção aos detalhes é igualmente desafiador.
Na dificuldade de encontrar modelos que pacientemente posem para eu fazer o retrato, utilizo a fotografia. Claro que não é a mesma coisa e a técnica de retrato ao natural confere uma outra vida ao trabalho final, pelo simples facto de que a modelo tem múltiplas expressões que no seu conjunto nos vão dar o retrato em si mesmo. Mas ao fazer retrato ao natural não consigo que a/o modelo me permita a utilização do seu retrato para posteriores concursos, o que é uma limitação.
Com "BLU" pretendo exprimir todo o silêncio a que a mulher foi votada ao longo dos anos, simbolicamente com a representação do objecto que ela segura, objecto chinês da dinastia Ming, também simbólico pela forma escrava como eram tratadas as mulheres na antiga China imperial.
Este trabalho insere-se no tema que tenho vindo a tratar sobre a mulher em técnica de óleo sobre tela em tamanho de retrato.
O óleo é absolutamente único na forma de pintar. As minúsculas partículas da tinta vão sendo unidas aos poucos entre si através do óleo que se lhe acrescenta e de dia para dia a obra vai-se miscigenando, deixando-se secar ou não este ou aquele detalhe, até que toda a tinta que se pretende que ganhe volume, lhe confira tridimensionalidade no suporte bidimensional.
A paciência que se exige a quem pinta com óleo é fundamental para o resultado final.
O modelo que se pretende imitar, através de uma selecção feita com cuidado e atenção aos detalhes é igualmente desafiador.
Na dificuldade de encontrar modelos que pacientemente posem para eu fazer o retrato, utilizo a fotografia. Claro que não é a mesma coisa e a técnica de retrato ao natural confere uma outra vida ao trabalho final, pelo simples facto de que a modelo tem múltiplas expressões que no seu conjunto nos vão dar o retrato em si mesmo. Mas ao fazer retrato ao natural não consigo que a/o modelo me permita a utilização do seu retrato para posteriores concursos, o que é uma limitação.
Com "BLU" pretendo exprimir todo o silêncio a que a mulher foi votada ao longo dos anos, simbolicamente com a representação do objecto que ela segura, objecto chinês da dinastia Ming, também simbólico pela forma escrava como eram tratadas as mulheres na antiga China imperial.
O facto de ter o objecto/ jarro ao nível do seu ventre confere-lhe igualmente
mais um carácter simbólico do seu papel de mulher-mãe; estar vestida com uma camisola de tricot manual
leva-nos mais uma vez para o universo dos lavores a que eram votadas as
mulheres; apresentar-se de frente para quem a observa, confere honestidade na
linguagem do olhar.
Mais uma vez os papéis "roles"
que são pedidos à mulheres conferem-lhe uma multiplicidade de identidades que
podem ser confundidas, pois muitas vezes é ela que faz o trabalho mais pesado
na casa, para além de ser mãe e ter de cuidar dos seus filhos.
“Women artists are
trying to survive their own history”
Parafraseando Louise Bourgeois, pretendo usar a arte para "record and advance that survival", “registar essa sobrevivência” na história da vida das mulheres, da sua cultura, do intrínseco sentir feminino em cartografias variadas.
Parafraseando Louise Bourgeois, pretendo usar a arte para "record and advance that survival", “registar essa sobrevivência” na história da vida das mulheres, da sua cultura, do intrínseco sentir feminino em cartografias variadas.
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